terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bíblia Din - Lucas 2

Na época que tava rolando isso tudo, o imperador ("César") Augusto publicou um decreto convocando a galera toda do império romano pra se alistar no esquema do censo. Pra ver o número de pessoas da população, saca? Essa foi a primeira contagem assim que fizeram nessa época, quando o Quirino era governador da Síria. E aí foi todo mundo alistar, cada um na sua cidade. E como José era descendente do rei Davi, ele foi pra cidade onde Davi tinha nascido. Essa cidade era Belém. José então saiu lá de Nazaré, na região da Galieia [que agora não tem mais acento], pra ir pra Belém, que fica na Judeia [idem]. Ele foi lá com Maria, que estava grávida, e prometida em casamento pra ele. E quando estavam lá em Belém, deu a hora do filho nascer! Então Maria teve o seu primeiro filho. Enrolou o baby com uns panos, e deixou ele deitado num daqueles cochos de por comida de cavalo (de ovelha, no caso). Teve que ser lá mesmo, pq não tinha lugar pra eles no "hotel".
Lá na região tinha uns pastores que tomavam conta das ovelhas de noite. E do nada, véi, apareceu um anjo do Senhor na frente dos caras! E a luz da glória de Deus envolveu os pastores! Coisa de lokooo, meu! E os pastores ficaram morrrrendo de medo! E o anjo disse:

- Relax! Fica de boa ae! To trazendo umas notícia bacana, que vai deixar o pessoal animadão. Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês!! O Cristo! O Messias! The Chosen One! O Senhor! E a prova vai ser essa: vocês vão encontrar um bebê enrolado em uns panos, deitado no treco de comida de cavalo (ok... de ovelha).

E aí apareceu mais um monte de anjos, tipo um Exército dos Céus. E eles louvavam a Deus dizendo:

- Glórias a Deus nas alturas! E paz na terra pras pessoas, a quem Ele quer bem!

E quando os anjos voltaram pro céu, os pastores disseram uns aos outros:

- Noh, véi! Vamos pra Belém pra ver o que que rolou! Bora fragar aquilo que o Senhor contou pra gente!

Eles foram correndo e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura (a parada de comida dos caval... *ovelhas!). Os pastores então contaram o que os anjos tinham falado do garotinho e talz. E todos que ouviram eles ficaram de cara. Maria guardava todas essas coisas no coração, e refletia muito sobre elas... E os pastores voltaram pros campos, cantando músicas de louvor a Deus, pelo que tinham ouvido e visto, que tinha rolado do jeitinho que falaram que ia acontecerr!

Depois de 8 dias, quando chegou o dia de circuncidar o menino, deram o nome 'Jesus' pra ele. Esse nome o anjo que tinha dado pra ele antes dele nascer. Aí chegou o dia de José e Maria fazerem a cerimônia da purificação, de acordo com a Lei de Moisés. Eles então levaram o Jesusinho para Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor. Pq tá escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho vai ser separado e dedicado ao Senhor". Eles foram lá oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.

Lá em Jerusalém tinha um cara chamado Simeão. Ele era justo e piedoso, e esperava pela salvação de Israel. O Espírito Santo estava com ele. E o Espírito tinha revelado que ele não ia morrer antes de ver o Cristo enviado pelo Senhor (Fraga aqueles "Things to do before you die"? A de ver o Messias ia rolar com esse cara!). Movido pelo Espírito, Simeão foi até o templo. Quando os pais levaram o menino Jesus lá pra fazer o que a Lei manda, Simeão pegou ele no colo e louvou a Deus. Ele disse:

- Agora, Senhor, que vc cumpriu a promessa, já pode deixar eu, seu servo, partir em paz... Pois eu já vi com meus próprios olhos a Sua salvação, que foi preparada diante de todos os povos: Uma luz pra revelação aos não-judeus (gentios), e para dar glória ao Seu povo de Israel.

Os pais do menino ficaram todos "Wow!" com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão abençoou eles e disse pra Maria:

- Esse menino está destinado tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Muitos vão falar contra ele, e os pensamentos de muitos corações vão vir à tona. E quanto a você Maria... "uma espada vai atravessar a sua alma", se é que me entende. Ou seja, vai ser tenso...

E tava por ali uma profeta chamada Ana. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era viúva, e bem velha (87 anos). O marido dela morreu 7 anos depois deles casarem, e ela ficou viúva esse tempo todo... Ela nunca saia do Templo, e ficava lá adorando a Deus, jejuando e orando dia e noite... noite e dia... Aí naquela hora mesmo, ela chegou e começou a agradecer a Deus e talz, e ficava falando do menino pra todo mundo que esperava a salvação de Jerusalém. Depois de fazer os esquemas que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram pra sua própria cidade, Nazaré, na Galileia.

E foi que foi que o menino foi crescendo, né. E ele se fortalecia, ficando sábio e muito abençoado por Deus.

Todo ano os pais de Jesus viajavam pra Jerusalém pra festa da Páscoa. E quando Jesus tava com 12 anos, eles foram pra lá, "pra variar". Depois que acabou a festa, eles tavam voltando de boa... só que Jesus ficou! E que q pegou: eles achavam que Jesus tava na caravana da galera que tava voltando junto com eles! E já tinham caminhado o dia todo, quando começaram a procurar Jesus. Procuraram entre os parentes, entre os amigos, e nada! Aí voltaram pra Jerusalém, pra ver se achavam ele. E só três dias depois que foram encontrar Jesus! Ele tava lá no meio do Templo, trocando idéia com os Mestres da Lei. E o povo tava ficando de cara com a inteligência e as respostas que Jesus dava. E na hora que os pais dele viram ele, ficaram surpresos! E Maria já foi dizendo:

- Meu filho!! Como que você faz uma coisa dessas com a gente?! A gente procurou você que nem doido!! Távamo desesperados!!

E Jesus mandou essa:

- Uai, porque vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do Pai?

Mas eles não sacaram mto bem o que Jesus quis dizer... E aí Jesus foi com eles pra Nazaré. E ele era super obediente aos pais. E Maria só lá, guardando tudo isso no coração... E Jesus só foi crescendo, em tamanho, em sabedoria e em graça, diante de Deus e das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário