quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Culpado e a Graça

Até quando fugirei do espelho?
Com vergonha da verdade
De encarar aqueles olhos falsamente inocentes

Por que fujo da eternidade?
Se sei que um dia o Agora acabará
Por que ignoro a realidade?
Se em uma outra esquina ela vai me encontrar

O pior já passou
Na Via Dolorosa o terror real
De quem morreu na cruz em meu lugar
Se eu morrer a iluminar as sombras
Irei sorrindo a anjos
Mas não Jesus
Que em seu partir
Não viu o Pai

E eis-me aqui
Na podridão do mundo
Mas cada olhar em direção à cruz
É um novo amanhecer

Os lugares foram trocados
Estou na sala do rei
Enquanto a pureza em pessoa
No frio e na dor
Sangra por mim
Meu Deus, como eu choro...

5 comentários:

  1. Cara, sobre a terceira estrofe:

    Jesus, de acordo com a bíblia, veio, sofreu, morreu, etc. É, realmente deve ter sido horrível ter que passar 3 dias em angústia e depois voltar a ser DEUS onipotente e tudo o mais. Sinto muito mais pena daqueles que, pelas regras por esse Deus criadas, passam a ETERNIDADE no inferno.

    Ah, claro que em seu partir ele não viu o Pai. Ele É o Pai.

    Mano, detesto discutir essas paradas "à toa", mas dessa vez não resisti. Me desculpe se fui indequado, mas apenas redigi minha opinião, assim como você a sua. E olha que me baseei JUSTAMENTE na bíblia para construir tal opinião, normalmente sequer consideraria a existência de inferno, céu, sacrifício; etc.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Claro, até em vida muita gente sofre fisicamente em um dia muito mais que Jesus sofreu na vida. Talvez podemos dizer que Jesus sofreu mais 'espiritualmente'... sabe-se lá o tanto que deve ser tenso levar sobre si a carga de todos os pecados da humanidade, e ter resistido à todas tentações até o final (lembrando que a tentação vai ficando cada vez pior). Isso nenhuma pessoa conseguiu suportar, de resistir à todas tentações... mas eu tb acho que o sofrimento das pessoas é grande demais pra ficar se importando com o sofrimento de Jesus. Mas eu não vou ficar falando o tempo todo da mesma coisa, né! E nessa 3ª estrofe eu não quis ignorar o sofrimento humano, mas pegar esse caso específico de alguém que sofreu no MEU LUGAR muito mais do que eu mesmo vou sofrer na vida (assim espero eu, mas nunca se sabe... vai que em uma bela terça-feira eu acordo na sala do Jogos Mortais...).
    A idéia ao falar da morte de Jesus era mais a ver com meu "não merecimento".
    Quanto à questão da eternidade no inferno... é um enigma que só saberemos com clareza depois da morte (ou não saberemos, se tudo se resumir a isso aqui, o que mostraria que a existência não tem sentido NENHUM). A Bíblia é cheia de simbolismos, influências culturais, alucinações e viagens dos autores (mas lembrando que foi escrita por gente que teve contato com coisas SINISTRAS de Deus)... Então pra mim é claro que o inferno NÃO é um lago de fogo onde as pessoas ficam queimando, cheio de diabinhos pelados espetando as pessoas com tridentes ao som de funk carioca. É o resultado de uma escolha de não querer Deus. Deus é a melhor coisa que existe. O melhor presente que Ele pode dar pra alguém é Ele mesmo. Mas se alguém não quer, Ele respeita, e a falta de Deus é o inferno. As vezes eu penso que o que chamamos de 'inferno' é até deixar de existir. Recusou a vida? *Puff*. Hehe... são meus devaneios, enquanto mortal.

    Mas eu realmente acredito que de alguma forma, todos temos escolha. Ninguém sabe o que acontece na hora da morte. As vezes Deus visita a mente da pessoa dizendo "Eu vi que você me buscou verdadeiramente. Sei que você nasceu em uma cultura hindu, e ninguém te falou que aquelas coisas que você buscava estavam relacionadas com algo que aconteceu no Oriente Médio há 2000 mil anos atrás. Os seus pecados que te afastavam de mim foram pagos em uma crucificação, e a vida eterna ao meu lado, a melhor coisa que existe, te é oferecida. Antes você não tinha consciência, mas agora que você sabe, a decisão está em suas mãos..."

    Pode ser que Deus faça algo assim... ou não. Como eu disse, meros devaneios de um mortal...
    E pode parecer pouco Jesus ter sofrido lá sabendo que algum tempo depois ia voltar pra Glória, como Deus. Inclusive é um tipo de pensamento assim que motiva muitos mártires: A esperança. Mas esse foi apenas um dos feitos de Jesus, que dividiu a História. Ele mostrou como deve ser a vida. Mostrou que o plano para nós é amarmos uns aos outros. Ele não apenas disse, lançando palavras... ele mostrou, de forma profunda...

    "Nisso conhecemos o amor; que ele deu sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 João 3.16)

    ResponderExcluir
  3. Bem, sobre o inferno, há diversas passagens bíblicas que dizem que é um "lago de fogo e enxofre", etc. Se você não acredita nisso, você não acredita nesses trechos bíblicos. Se alguns trechos não estão certos, por que o resto estaria?

    O plano de Deus, ao meu ver, é algo muito irônico. Deus é auto-suficiente, decide criar um sistema onde quem executa uma série de ações (os pecados) será punido eternamente. Apesar de sua ONIPOTÊNCIA, ele não quer se mostrar, quer o interpretemos através de escritos confusos e contraditórios de mais de 21 séculos atrás, compilados por um imperador romano segundo sua opinião. Não se mostra (já pedi tanto...), coloca diversas evidências contrárias a si no mundo e quer que acreditemos.

    E caso não acreditemos, apesar de tudo, queimaremos para sempre. Lembrando que ele é onipotente, ele poderia escolher perdoar e escolher se mostrar ás pessoas. Mas não... ele escolheu que para poder perdoar deveria entregar a si mesmo em sacrifício, apanhar demais, morrer...

    Cara, na alta, isso não faz sentido.

    ResponderExcluir
  4. Raphael, muito me espanta uma pessoa tão entendida como você não compreender a utilização de uma das mais simples figuras de linguagem como uma metáfora. Sinceramente, você está cego pelo seu próprio orgulho.

    ResponderExcluir