quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bíblia Din - Lucas 1

Ae gente, to fazendo minha própria versão da Bíblia, com a mesmíssima mensagem, mas com um linguajar mais... a ver comigo, hehe. Comecei com o Evangelho segundo Lucas. Pra fazer eu estou consultando 3 traduções: NVI, NTLH e Almeida Revista e Atualizada. À medida que eu for escrevendo os capítulos, eu posto aqui.

Capítulo 1

Muita gente já trabalhou pra fazer um relato das coisas que aconteceram entre nós. Relato baseado nas pessoas que realmente viram os lance acontecendo... gente que era ministro, servo da palavra. Aí depois de investigar tudo, as origens das parada e talz, eu mesmo resolvi escrever as coisas na ordem certinha. Com isso, Teófilo, vc vai ter certeza das coisas q te ensinaram. Podicrê?

Então, qdo Herodes era o rei da Judéia, tinha um sacerdote chamado Zacarias, q era do grupo de Abias. A mulher desse Zacarias era a Isabel, descendente de Arão. Esse casal era moh justo diante de Deus, e obedecia na lata todos os mandamentos do Senhor. Só que rolava o seguinte: Eles não tinham filho, pq a Isabel era estéril. E cá entre nós, eles já tavam bem velhinhos...

Um dia o Zacarias tava lá servindo com o grupo dele, fazendo os eskemas de sacerdote p/ Deus. Aí sortearam ele (rolava sempre uns sorteios assim) p/ oferecer incenso pra Deus lá no santuário. Aí enquanto ele tava lá dentro coisando os incenso, a galera ficava orando lá fora.

Aí apareceu um ANJO pra Zacarias, no lado direito do altar do incenso! Qdo Zacarias viu, ficou morrendo de medo (p/ ñ dizer outra coisa). Aí o anjo disse: "Véi, relaxa. Num fica com medo não. Ouviram sua oração! Sua mulher vai ter filho! Vc vai chamar ele de João. Ele vai ser motivo de grande alegria pra vc, e mta gente vai ficar feliz d+ com o nascimento dele... pq ele vai ser grande pra Deus, fraga? Aí seguinte... ele nunca vai tomar vinho, nem nenhuma bebida fermentada. E vai ser cheio do Espírito Santo antes mesmo de nascer. E ele vai fazer altos neguim de Israel voltarem pro Senhor, seu Deus. Véi, seu filho vai sê cabuloooso, fi. Ele vai ser tipo um mensageiro de Deus, com o mesmo espírito e poder do profeta Elias. E aí ele vai dá as moral pros pais fazerem as pazes com os filhos, vai levar os caras desobedientes pros caminhos do bom senso. Preparando a galera pro Senhor."

Aí Zacarias chegou pro anjo: "Como que vc me garante isso? Cê tá ligado que eu to velhão, minha mulher tá parecendo uma múmia! Azidéia do cara, meu!"
E o anjo: "Eu sou Gabriel, véi. Tô sempre na presença de Deus. E fui enviado pra te mandar essas notícias moh doidas. Mas, pô, vc nem deu moral pras minhas palavras, véi. Aí que que rola... Você vai ficar MUDO! Vai ficar sem falar até o dia que tudo isso que eu falei acontecer, tá ligado?"

E enquanto rolava isso tudo, a galera tava estranhando que Zacarias tava demorando no santuário. E quando ele saiu, tava mudo, né! O povo pirou, zé! Perceberam que o Zacarias teve uma visão lá no templo. E o Zacarias tinha que falar com eles com sinais de mãos e talz. E aí, quando terminaram os dias que o Zacarias servia lá no Templo, ele voltou pra casa. E acabou que a Isabel, mulher dele, engravidou! E ela ficou 5 meses sem sair de casa. E ela dizia: "Isso é coisa de Deus mesmo, ow! Finalmente Ele me ajudou, e não vai rolar mais bullying por eu não ter filhos!"

E no sexto mês de gravidez, Deus mandou o anjo Gabriel pra uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo tinha uma msg pra uma virgem que tava prometida em casamento pra um cara chamado José, que era descendente de Davi. Essa virgem chamava Maria. Aí Gabriel chegou e disse pra ela: "Sorria, minha fia! Você é abençoada demais! O Senhor tá com você!"
E ela ficou meio grilada né, pensando tipo "putz grila, que que esse cara tá querendo dizer?"
Aí o anjo disse: "Relaxa, Maria! Vc foi agraciada por Deus! Você vai ficar grávida, e vai ter um filho que vc vai chamar de Jesus. Ele vai ser um grande homem! Vai ser chamado Filho do Altíssimo! O Senhor Deus vai fazer ele de Rei, que nem o tataratatara...vô dele, o rei Davi. E ele vai reinar pra sempre sobre o povo descendente de Jacó. O Reino do seu filho nunca vai ter fim! Cabulosa a parada, meu!"
Mas aí Maria chegou: "Peraí, como que isso vai acontecer se eu sou virgem?!"
Aí o anjo respondeu: "Espírito Santo, fraga? O Espírito vai vim sobre você, e o poder do Deus Altíssimo vai tipo te encobrir, se é que me entende... Por isso que o menino vai ser chamado de 'santo', de 'Filho de Deus'. E a Isabel, sua parente, também vai ter um filho! Eh, mesmo sendo velhaça, e todo mundo dizendo que não podia ter filho... tá no 6º mês de gravidez já! Pq nada é impossível pra Deus."

Então Maria disse: "Ow, podicrê. Eu sou serva do Senhor. Então que aconteça comigo mesmo essas coisas que vc disse". E aí o anjo foi embora.

Aí alguns dias depois Maria se arrumou e foi rapidão pra uma cidade que ficava numa região da Judéia cheia de montanhas. Lá ela entrou na casa do Zacarias e cumprimentou Isabel. Aí quando Isabel ouviu a saudação da Maria, o bebê mexeu lá na barriga, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E disse moh alto: "Ow, vc é a mais abençoada das mulheres! E a criança que vai ter é abençoada d+ também! Quem sou eu pra q a mãe do meu Senhor venha me visitar assim?! Quando vc me cumprimentou, meu bebê ficou tão feliz que até mexeu aqui na barriga! Você é abençoada, pq acredita que realmente vai acontecer o que o Senhor disse."

Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor! E meu espírito tá super alegre por causa de Deus, meu Salvador! Pq Ele lembrou de mim, sua humilde serva. Aí agora todo mundo vai me chamar de mulher abençoada, pq o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O nome dEle é santo, e a misericórdia dEle é pra todo mundo que dá a moral pra Ele, que teme Ele, fraga? Em todas gerações. Ele fez coisas cabulosas com o braço, botou pra fora os caras que lá no fundo são cheios de orgulho. Ele tirou os poderosos do trono, e colocou os humildes nas posições top. Encheu os famintos de coisa boa, e mandou os ricos embora de mãos vazias. Ele cumpriu as promessas que fez pros nossos antepassados, e ajudou o povo de Israel, seu servo. Lembrando assim de como que Ele foi bom com Abraão e seus descendentes pra sempre."

Aí Maria ficou lá com Isabel por uns 3 meses, e depois voltou pra casa. Quando deu o tempo certo, Isabel teve o filho. Os vizinhos e parentes dela ouviram falar da grande misericórdia que o Senhor teve por ela, e ficaram moh alegres por ela. Depois de 8 dias, foram circuncidar o menino. Aí tavam querendo dar pra ele o nome do pai, Zacarias. Mas a mãe chegou e disse: "Não, véi! Ele vai chamar João!"
Aí retrucaram: "Pô, mas ninguém da sua família chama João!". Aí fizeram sinais pro pai do menino (c lembra que o Zacarias tava mudo, né?) perguntando como que ele queria que a criança chamasse. O Zacarias então pediu tipo uma tábuazinha de escrever. E escreveu lá "O nome dele é João.". E a galera ficou moh "noh, hem! Que esso, meu!". E aí na hora a boca do Zacarias abriu, a língua dele soltou, e ele começou a falar, louvando a Deus. E os vizinhos ficaram moh com temor, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia. E todo mundo que ouvia essas notícias ficavam pensando: "Nuh, véi, o que será que esse menino vai ser?". Pq com certeza a mão de Deus tava com ele...

O pai da criança, cheio do Espírito Santo, profetizou: "Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, pq ele visitou e salvou o seu povo. Ele enviou pra gente uma poderosa salvação, descendente do seu servo Davi (do jeito que Deus falou pros profetas santos do passado), livrando a gente dos nossos inimigos, e de todos que nos odeiam. Assim Ele mostra a sua misericórdia aos nossos antepassados, e lembra a sua santa Aliança, o juramento que fez pra nosso pai Abraão: tirar a gente das garras dos nossos inimigos p/ servi-lo sem medo, em santidade e justiça, diante dEle todo dia. E você, menino, vai ser chamado profeta do Altíssimo. Pq vc vai na frente do Senhor, pra preparar o caminho pra Ele, conscientizando a galera da salvação por meio do perdão d pecados. Pq Deus é misericordioso e bondoso. Ele vai fazer a luz dele brilhar, e do céu vai iluminar aqueles que estão vivendo na escuridão... na escuridão da sombra da morte, fraga... guiando nossos pés no caminho da Paz."

E aí o menino João foi crescendo, ficando com o espírito forte. Ele viveu no deserto até aparecer publicamente pro povo de Israel.

3 comentários:

  1. muito bom, Din! curti mto a idéia... a bíblia toda acho q vai ser meio difícil, mas faça até onde vc conseguir! Vale a pena! abraaço, Gui Gimenez

    ResponderExcluir
  2. Cara, ainda não li, mas achei a idéia muito interessante. Boa sorte aí, esse projeti oexige muita dedicação

    ResponderExcluir
  3. otima ideia gato... gostei d+ viu... beijao
    Thaís

    ResponderExcluir